Cirurgia Robótica

O conceito atual de cirurgia robótica compreende o uso da plataforma cirúrgica Da Vinci para que o robô execute no paciente os movimentos realizados pelo cirurgião sentado ao console. Ou seja, o robô não executa nenhuma tarefa de forma autônoma. Pelo contrário, ele é uma interface entre o cirurgião e o paciente que confere maior precisão e segurança para a execução da cirurgia. A tecnologia robótica respeita os princípios de cirurgia minimamente-invasiva já consagrados pela videolaparoscopia e agrega vantagens técnicas fundamentais para a obtenção dos melhores resultados, tais como a visão tridimensional e magnificada do campo cirúrgico, o escalonamento dos movimentos, a filtragem do tremor, o uso de instrumentos cirúrgicos delicados e articulados e a melhor ergonomia para o cirurgião. 

Cirurgia Robotica.png

Torre

Robô

Console

Iniciei a minha formação em cirurgia robótica colorretal há mais de 10 anos, sendo um dos pioneiros do método no Brasil. Fiz treinamento em cirurgia robótica colorretal por meio de um programa de Fellowship com duração de 1 ano (2010-2011) no Instituto Europeu de Oncologia (Milão, Itália), sob orientação do Dr. Fabrizio Luca e do Prof. Roberto Biffi, duas das maiores autoridades mundiais no assunto. Fiz observerships adicionais em cirurgia robótica colorretal novamente na Itália (Instituto Europeu de Oncologia, Milão, 2012), Espanha (Hospital Clinic, Barcelona, 2017) e França (Hospital Haut-Lévêque, Bordeaux, 2019). Por conseguinte, fiz validação da minha certificação na plataforma cirúrgica robótica Da Vinci em 2019, em Bogota, Colômbia. Publiquei 7 artigos sobre cirurgia robótica em revistas científicas indexadas nacionais e internacionais.

Cirurgia Robotica Reto.png

A plataforma robótica Da Vinci oferece benefícios aos mais diversos tipos de cirurgias colorretais. Converse comigo para esclarecer suas dúvidas a respeito do método e compreender qual a vantagem da cirurgia robótica no seu caso.

Robô Da Vinci® 

Site Ghezzi.png