Colonoscopia

A colonoscopia é a modalidade diagnóstica padrão-ouro para o exame do intestino grosso. É realizada por meio de um aparelho flexível dotado de uma câmera (colonoscópio) que permite a visualização em tempo real e de alta qualidade da superfície interna do intestino grosso que vai desde o ânus até o ceco, permitindo muitas vezes o exame também do íleo terminal (parte final do intestino delgado). Trata-se de um exame extremamente seguro, desde que efetuado por médico com treinamento específico e habilitação para tal, idealmente em ambiente hospitalar e sob sedação realizada por médico anestesista. A colonoscopia pode ser realizada em caráter diagnóstico ou terapêutico.


Colonoscopia diagnóstica: exame realizado para prevenção do câncer colorretal (ex: pacientes com idade ≥ 45 anos ou com fator de risco para câncer de intestino grosso) ou investigação de sintomas colorretais (ex: sangramento anal, constipação, diarreia, dor ou distensão abdominal).


Colonoscopia terapêutica: realizada para remoção de pólipos colorretais (ex: polipectomia e mucosectomia), controle de sangramentos com origem no intestino grosso, dilatação de estenoses (estreitamentos) do intestino grosso, colocação de stent para descompressão de obstruções do intestino grosso e tratamento endoscópico à vácuo (Endosponge®) de deiscências (rupturas) de anastomoses colorretais.


Tenho 15 anos de experiência em colonoscopia diagnóstica e terapêutica e já realizei mais de 5.000 exames neste período. Atualmente realizo colonoscopias para pacientes particulares e de convênios no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. No Hospital de Clínicas de Porto Alegre também realizo exames em pacientes do sistema público de saúde (SUS: Sistema Único de Saúde) e dou treinamento em colonoscopia para médicos residentes do Serviço de Coloproctologia da instituição.


De acordo com as diretrizes das principais sociedades internacionais, o exame de colonoscopia deve atender critérios de excelência como a qualidade do preparo intestinal (limpeza do intestino), percentual de exames completos (exame em que todo o intestino grosso é examinado) e índice de detecção de adenoma (percentual mínimo de identificação de pólipos adenomatosos em colonoscopias). Converse comigo e conheça os meus resultados de performance com base numa avaliação interna de desempenho que realizei a partir dos dados dos meus últimos 1.800 pacientes particulares e de convênio submetidos à colonoscopia.

Site Ghezzi.png